terça-feira, maio 15, 2007


UM DIA COM OS SABERES E A BELEZA DA TERRA ALENTEJANA
Montemor terra de Moinhos, Mel e Vinho!

Um belo dia de Maio, tornou-se palco de um passeio descontraído, pela natureza, de um pequeno grupo de caminhantes á descoberta de lugares tranquilos, sonhos, paisagens deslumbrantes que falam por si.

A visita ao apiário da "Quizcamp" no Reguengo foi o ponto de partida, desta vez não houve picadelas, o manto de soagens, malmequeres e o tufo de rosmaninho fizeram as delícias dos participantes.


Na descida da Ribeira do Gandum não faltaram surpresas, desde o Fura-pastos que se deixou mostrar, o forno alegremente decorado junto ao Monte Alentejano, e o ninho de "Carriça" suspenso mesmo na beirinha do caminho, que maravilha!


A aventura que para muitos constituiu a travessia do Rio Almansor até ao moinho do Ananil, só por si já valia o passeio. Saltitando de pedra em pedra lá foram, uns mais a direito (os mais foitos e habituados a estas andanças), outros zigzagueando por uma e outra margem até chegar ao destino.





Aposentados no Moinho do Ananil, chegou a hora de tratar da "barriguinha". Já nos nos esperavam os cicerones desta etapa, os amigos José Bexiga, com as belas migas de batata, enchidos e queijo da região, o Prof. Vitor Guita com a sua habitual sabedoria e boa disposição e o Pisa com a "Jinjinha" com elas.



As boas nesperas á altura do braço também deram um jeitão. Para rematar o manjar na natureza veio mesmo a matar o Poejo e o Mirtilo da tia "Estina" que faz o favor de ser minha mãe, e o Bolo de Mel, da tia "Nina" mãe dos meus filhos, que belo Pic-Nic.
Seguiu-se a visita apaixonada ao moinho do Ananil, depois de uma breve introdução sobre a história dos moinhos no concelho pelo Prof. Vitor Guita, o Zé Bexiga narrou-nos uma parte da sua infância que se confunde com a vida e o labor deste Moinho dirigido pelo seu Pai.



Desde a dureza do descarrego dos sacos com perto de 100 kilos de trigo, ao roncar ensurdecedor do motor gigante que aliviava o terror das trovoadas, passando pela fumarada da explosão da espingarda de atacar pela boca do tio ...., que resultou na caçada dum belo coelho, e até ao labor dedicado do seu pai moleiro que dormia com o moinho, foram episódios vividos na 1ª pessoa.


Seguiu-se o ultimo troço do passeio, do moinho para a Estação do Combóio, para os mais foitos através da Antiga Ponte de Caminho de Ferro sobre o Almansor, foi mais uma bela aventura e um grande susto para alguém que não fala muito bem com as alturas.




Seguiu-se por último a visita e prova de vinhos na Adega da Plansel, dirigida pela simpática Dorina, enologa desta casa, e que tão bem tem dirigido os destinos desta Adega, levando o delicioso nectar das vinhas que aqui se produz com sabedoria e carinho até ás nossas mesas, á família Bohm o nosso muito Obrigado e os votos de uma rápida convalescência e um abraço ao meu amigo Thomas, que tem atravessado momentos difíceis e os tem superado com uma força de Leão!





Uma palavra de agradecimento em especial para o meu amigo Eduardo Raposo, que através do CEDA, levou a cabo esta organização, com o apoio das Técnicas do Posto de Turismo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e ás pessoas que tive o privilégio de conhecer nesta visita, nomeadamente o Escultor, o Silva, o José Luís e a família da Maria José Lascas que é sempre um prazer revê-los e disfrutar da sua amável companhia, a todos muito Obrigado.
Alexandre Pirata.

quarta-feira, maio 09, 2007

Pelos campos de Montemaior, terra de moinhos, mel e vinho é o nome de um passeio que o Centro de Estudos Documentais do Alentejo organiza, em colaboração com o Município de Montemor-o-Novo, e que se realiza no próximo dia 12 de Maio.


O programa do passeio conta com uma visita a um apiário no Reguengo, descida da ribeira do Gandum, visita ao Moinho do Ananil e prova de vinhos na Adega Plansel.

O passeio tem início às 9h30, junto à antiga estação de caminho-de-ferro de Montemor, tem a duração de um dia e inclui pic-nic da responsabilidade de cada participante.



Preço por participante: 7,5 €



As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 10 de Maio com o respectivo pagamento (cheque à ordem de CEDA), para:

CEDA

Rua das Portas de Santo Antão, 58

1150-268 Lisboa

ou

Posto de Turismo de Montemor-o-Novo

Largo Calouste Gulbenkian

7050-192 Montemor-o-Novo

Tel.: 266 898 103

e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt



Programa mais detalhado em anexo.



CEDA
CENTRO DE ESTUDOS DOCUMENTAIS DO ALENTEJO
Memória Colectiva e Cidadania


Pelos campos de Montemaior
Terra de moinhos, mel e vinho
O CEDA, em colaboração com o Município de Montemor-o-Novo, prossegue a promoção de acções de dinamização do meio ambiente e sistemas naturais e paisagísticos, no âmbito do desenvolvimento local no sentido de contribuir para inverter a desertificação do território e optimizar as condições para fixação à terra, sendo que ao contribuir para a promoção da revitalização e dinamização de âmbito regional e local, está também a contribuir para o desenvolvimento regional na óptica do ordenamento do Território.

PROGRAMA

9.30 Horas: Saída da antiga Estação dos Caminhos de Ferro de Montemor de autocarro para o Apiário do Reguengo
10.00 Horas: Visita ao Apiário do Reguengo, seguido da descida da Ribeira do Gandum até ao rio Almansor. Chegada e visita ao Moinho do Ananil seguido de pic-Nic no local.

14.00 Horas: Partida do Moinho em direcção às Barcádias e seguindo depois pela Ecopista em direcção à antiga Estação dos Caminhos de Ferro e saída de carro para a Quinta de S. Jorge. Visita à Adega guiada por um responsável da Empresa (Jorge Bohm). Prova de Vinhos e venda de produtos vinícolas e apícolas.

Orientadores: Engº Alexandre Pirata - Apiário (Quizcamp/Montemormel), Dulce Morgado (C.M. Montemor-o-Novo) Sr. José Jacinto Bexiga e Prof. Vítor Guita - Moinho do Ananil


Inscrições até dia 10 de Maio com pagamento antecipado
Para CEDA Rua das Portas de Santo Antão, 58, 1150-268 Lisboa (cheque à ordem de CEDA)
Ou
Posto de Turismo de Montemor-o-Novo
Largo Calouste Gulbenkian
7050-192 Montemor-o-Novo
Tel.: 266 898 103
e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt
Preço: 5 €

NOTA: Os participantes devem usar roupas e calçado próprio para caminhar, chapéu. Devem estar abastecidos de água e de alimentos para o pic-nic.

Algumas imagens do percurso para aguçar o apetite!