sexta-feira, julho 27, 2007

UMA GRANDE FAMÍLIA!
A FAMÍLIA "PIRATINHA"

Ter família já é relevante, ter uma família numerosa ainda é mais, mas ter uma família unida, que se visitam, que partilham o convívio e a amizade, é absolutamente extraordinário, e uma raridade nos tempos que correm.





Eu tenho a felicidade e o privilégio de pertencer a esse grupo raro.
A dureza da vida forjou o temperamento dos nove irmãos, o meu pai e os seus oito irmãos, que a avó Beatriz e o avô Salvador criaram com tantas dificuldades, desde a Courela do Chão até á Casa Branca, no Concelho de Montemor-o-Novo.





São estes nove filhos, 5 rapazes e 4 raparigas, este ano todos presentes no convívio, com filhos, netos e já bisnetos, que se reunem anualmente no Parque há Fonte das Bolas junto á Ponte de Évora.







Vêm de Londres, Madrid, Beja, Corroios, Sobreda, Amora, Vendas Novas, Montemor,.... para disfrutar do convívio e alegria de uma Família Feliz, neste dia esquecem-se as dores, as mágoas, as dificuldades do dia a dia e vagueamos pela nostalgia das recordações, contam-se histórias na primeira pessoa dos tempos difíceis vividos na infância e adolescência da geração dos nossos pais e as aventuras dos filhos e netos e contabilizam-se os aumentos da família.





Cada um faz questão que provem o seu manjar, O leitão de Montemor do Alex, as migas de espargos e Borba Reserva de 1994 (que pomada) do Joaquim Alberto e da Luzia, que nos trouxeram o album dos seus 2 netinhos que foi a mais recente ampliação da família, a salada e o poejo da mãe Justina e do pai Alexandre, os doces da Maria Amélia, leite creme queimadinho do tio Augusto e tia Maria Margarida,



do Manuel Salvador, da prima Gida e do primo Carlos com o seu tinto Damasceno e de tantos outros, .... Este manjar parece irreal quando os irmãos tinham que repartir uma sardinha por três.

É um dia maravilhoso onde os laços familiares se reforçam, alimentamos o espírito e os sonhos, são estes os grandes momentos da nossa vida, não há dinheiro que compre ou pague esta riqueza, esta é a nossa "Fortuna".

domingo, julho 15, 2007

A MARAVILHA DAS PISCINAS DE MONTEMOR!



Dediquei este belo dia de Julho, aos amigos e ao lazer.
O Poder Local democrático, instituído com o 25 de Abril, uma grande sensibilidade para o Urbanismo e espaços de lazer, a diferença pelas grandes obras para usufruir no colectivo, deu lugar a este espaço impar em Montemor, as Piscinas Recreativas, a minha homenagem ao Presidente da Câmara desta cidade, o meu amigo Carlos Pinto de Sá, que de facto tem transformado esta cidade num dos lugares mais belos para viver.

A Kátia veio da Ucrânia, passar férias em Portugal, com a mana Helena e o seu marido André, que laboram na Companhia das Lezírias, a Helena responsável pela Loja dos Vinhos de Catapereiro e o André pelo efectivo Bovino de engorda.



O Gheorghe Enachi é o meu "filhote" mais velho entre os imigrantes, chegou a Portugal á quase 10 anos, deixando para trás a Moldávia á procura de dias melhores, casou com a Aliona e têm a filhota Mariana.

Conheci estas duas famílias na minha missão de "apoio aos imigrantes", a sua humildade, boa disposição, o carinho e afecto que sempre tiveram para comigo e para a minha família, dá-lhes um lugar de destaque entre os nossos amigos.
A Kátia ficou deslumbrada com esta piscina, quer voltar todos os dias, foi maravilhoso, oferecemos a nossa amizade partilhada, neste local paradisíaco.

Estes são os meus Princípes, a Catarina e o Paulo com a nossa Rainha, Nina com quem partilho os sonhos, as alegrias e as amarguras, já vai para 25 anos em Dezembro.


Este gesto singelo, veio reforçar ainda mais os nossos laços de amizade!
Aproveito para dar os parabéns ao André, que acabou por ver o seu esforço e persistência coroados de êxito, obteve a equivalência das suas habilitações de Médico Veterinário em Portugal, e o reconhecimento pela Ordem dos Médicos Veterinários. Parabéns Sr. Doutor!