sexta-feira, dezembro 28, 2007

VENEZA II
MURANO - A Arte vidreira ao rubro

Faz 4 semanas, que aterrámos em Lisboa, oriundos das maravilhas Venezianas, mas ainda não acordámos dessa Magia.

A MAGIA DE VENEZA AINDA PAIRA NO AR!

Façam duplo Click' sobre as fotos e apreciem o pormenor.



O ilhéu de Murano, é verdadeiramente um dos exponentes mais elevados da arte vidreira através dos séculos. Esta sabedoria ancestral chegou a estas paragens há mais de 2.000 anos, e é sem duvida a sua principal etiqueta turística. As fábricas do vidro pegam umas nas outras, o contraste colorido das casas é deslumbrante, os palácios marcam a presença dos mais abastados.




No Museu do Vidro, é possível conhecer alguns dos segredos desta arte milenar e a sua evolução através dos tempos. No Salão Nobre do Museu ao centro maravilhou-nos a maquete toda em vidro de uma extensa Praça de Veneza, só pena que não permitiam Click's. Reparem nas lamparinas de azeite com mais de 8 séculos.







O deslumbramento é o adjectivo mais corrente passeando por Murano, as lojas são autênticas Galerias de arte, cada uma com mais requinte e imaginação que a outra, sonhos trabalhados em vidro, ........






Na partida vale a pena atravessar o Grande canal de Murano, apreciando a paisagem ribeirinha, com o recorte e rendilhado das casas debruçadas sobre a água, ao pôr do sol, simplesmente magnífico.




Espero terem gostado do aperitivo, saborear em pleno só remando até lá, .....

Bom Ano Novo de 2008, saúde e felicidades, usufruam das maravilhas da vida, antes que seja noite! Parafraseando alguém, Ell,.........

quarta-feira, dezembro 19, 2007

MIMOS DE VILAMOURA



Quanto não valem mais, na vida, gestos simples como este, e usufruir da amizade de pessoas tão generosas, sinceras e dedicadas, como o Sr. Domingos Palma, do que todas as fortunas materiais deste Mundo.



Reparto aqui com todos os visitantes do meu Blog, estas iguarias acabadinhas de chegar de Vilamoura, do meu amigo Domingos Palma, onde dirige á longos anos os destinos do ZarcoHotel, com uma mestria, dedicação e profissionalismo inigualáveis.



Não resisti a matar saudades da mais nobre doçaria do Algarve, estes mimos de Amendoa, acompanhando o café do Jantar.
Os restantes vão fazer as delícias, dos que comigo vão partilhar a ceia de Natal.




De visita ao Algarve, não percam a oportunidade de conhecer, este acolhedor cantinho, o ZarcoHotel, e usufruir da amizade do seu Director Residente o Sr. Domingos Palma. Para mais informações:

www.maisturismo.pt/aptzarco

Aos meus amigos e leitores do Blog, fiquem com água na boca!
Um Feliz Natal, Bom ano Novo. Boas Festas.

Bem Haja Sr. Domingos Palma!
Um muito Obrigado pela sua amizade, Um grande Abraço!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

VENEZA I
25 ANOS DEPOIS!

Quanta beleza e romantismo esconde Veneza!
Quem me dera poder ler as histórias dos milhares de Príncipes encantados,
que ao longo dos Séculos, a estas paragens rumaram.





Este foi o requinte do quarto que nos recebeu, magistralmente no
Hotel “Tre Archi”, um palácio setecentista recentemente recuperado com mestria e sensibilidade para os pormenores.
Aqui os meus agradecimentos á simpática Yolanda Veiga,
que pela Interpass teve a missão de escolher este Palácio
tão acolhedor e romântico.



Magestosas pontes centenárias cruzam o labirinto de canais,
conferindo-lhe a originalidade impar desta cidade, como esta de Três Arcos que deu o nome ao nosso hotel, magistral obra de arte. No auge da imponência está sem duvida a Ponte do Rioalto, que une as margens do Grande Canal.




Uma cidade onde os automóveis deram lugar aos barcos, com uma eficácia inimaginável, eles transportam encomendas, correio, materiais para as obras, legumes, frutas, recolhem o lixo, são ambulância, polícia, carro funerária, táxi, autocarro, …….





O esplendor da arquitetura Palaciana, evidenciando o estilo Gótico e Renascentista, e da arte sacra dos templos religiosos, deixa-nos a todos horas apegados a estas maravilhas, independentemente do seu credo ou religião.



A imponência da Praça de S. Marcos, ladeada pelo Palácio Ducal, pela Biblioteca e pela Basílica com os seus históricos frescos nas abóbodas milenares, destaca pela sua grandeza. Aqui os pombos fazem a recepção aos turistas, a troco de um simples grão de milho.




Este é só o princípio de Veneza, a magia das Gondolas, da arte do vidro de Murano,...
Espero que gostem tanto como éu e a minha princesa apreciámos.
Façam duplo click sobre as fotos e apreciem a sua beleza.

sábado, dezembro 01, 2007

E JÁ FOI HÁ 25 ANOS!

Parece que foi ontem, que eu cheguei á URSS, para estudar Agronomia!
Parece que foi ontem que conheci uma menina, muito tímida e envergonhada, num cantinho da sala numa festa com alunos da Faculdade de Fitosanidade Vegetal, do Instituto do Kuban em Krasnodar!

A sua beleza natural, o seu olhar tímido, penetrante e sedutor, de um charme invulgar, atraiu de imediato a minha atenção!



Chama-se Nina Ivanovna, e cumprem-se no próximo dia 4 de Dezembro, 25 anos que o destino nos uniu, ultrapassando adversidades inimagináveis, continuamos amantes, partilhando os bons e os maus momentos, na companhia dos dois nossos lindos rebentos o Paulo e a Catarina.



E para comemorar a efeméride, vamos daqui a algumas horas, voar até Veneza - Itália, numa Lua de Mel romântica, que á 25 anos nos fugiu.

Quando regressar, darei conta de como se portaram as "Gondolas", nos canais de Veneza.