MURANO - A Arte vidreira ao rubro
Faz 4 semanas, que aterrámos em Lisboa, oriundos das maravilhas Venezianas, mas ainda não acordámos dessa Magia.
A MAGIA DE VENEZA AINDA PAIRA NO AR!
Façam duplo Click' sobre as fotos e apreciem o pormenor.
O ilhéu de Murano, é verdadeiramente um dos exponentes mais elevados da arte vidreira através dos séculos. Esta sabedoria ancestral chegou a estas paragens há mais de 2.000 anos, e é sem duvida a sua principal etiqueta turística. As fábricas do vidro pegam umas nas outras, o contraste colorido das casas é deslumbrante, os palácios marcam a presença dos mais abastados.
No Museu do Vidro, é possível conhecer alguns dos segredos desta arte milenar e a sua evolução através dos tempos. No Salão Nobre do Museu ao centro maravilhou-nos a maquete toda em vidro de uma extensa Praça de Veneza, só pena que não permitiam Click's. Reparem nas lamparinas de azeite com mais de 8 séculos.
O deslumbramento é o adjectivo mais corrente passeando por Murano, as lojas são autênticas Galerias de arte, cada uma com mais requinte e imaginação que a outra, sonhos trabalhados em vidro, ........
Na partida vale a pena atravessar o Grande canal de Murano, apreciando a paisagem ribeirinha, com o recorte e rendilhado das casas debruçadas sobre a água, ao pôr do sol, simplesmente magnífico.
Espero terem gostado do aperitivo, saborear em pleno só remando até lá, .....
Bom Ano Novo de 2008, saúde e felicidades, usufruam das maravilhas da vida, antes que seja noite! Parafraseando alguém, Ell,.........