quarta-feira, maio 09, 2007

Pelos campos de Montemaior, terra de moinhos, mel e vinho é o nome de um passeio que o Centro de Estudos Documentais do Alentejo organiza, em colaboração com o Município de Montemor-o-Novo, e que se realiza no próximo dia 12 de Maio.


O programa do passeio conta com uma visita a um apiário no Reguengo, descida da ribeira do Gandum, visita ao Moinho do Ananil e prova de vinhos na Adega Plansel.

O passeio tem início às 9h30, junto à antiga estação de caminho-de-ferro de Montemor, tem a duração de um dia e inclui pic-nic da responsabilidade de cada participante.



Preço por participante: 7,5 €



As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 10 de Maio com o respectivo pagamento (cheque à ordem de CEDA), para:

CEDA

Rua das Portas de Santo Antão, 58

1150-268 Lisboa

ou

Posto de Turismo de Montemor-o-Novo

Largo Calouste Gulbenkian

7050-192 Montemor-o-Novo

Tel.: 266 898 103

e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt



Programa mais detalhado em anexo.



CEDA
CENTRO DE ESTUDOS DOCUMENTAIS DO ALENTEJO
Memória Colectiva e Cidadania


Pelos campos de Montemaior
Terra de moinhos, mel e vinho
O CEDA, em colaboração com o Município de Montemor-o-Novo, prossegue a promoção de acções de dinamização do meio ambiente e sistemas naturais e paisagísticos, no âmbito do desenvolvimento local no sentido de contribuir para inverter a desertificação do território e optimizar as condições para fixação à terra, sendo que ao contribuir para a promoção da revitalização e dinamização de âmbito regional e local, está também a contribuir para o desenvolvimento regional na óptica do ordenamento do Território.

PROGRAMA

9.30 Horas: Saída da antiga Estação dos Caminhos de Ferro de Montemor de autocarro para o Apiário do Reguengo
10.00 Horas: Visita ao Apiário do Reguengo, seguido da descida da Ribeira do Gandum até ao rio Almansor. Chegada e visita ao Moinho do Ananil seguido de pic-Nic no local.

14.00 Horas: Partida do Moinho em direcção às Barcádias e seguindo depois pela Ecopista em direcção à antiga Estação dos Caminhos de Ferro e saída de carro para a Quinta de S. Jorge. Visita à Adega guiada por um responsável da Empresa (Jorge Bohm). Prova de Vinhos e venda de produtos vinícolas e apícolas.

Orientadores: Engº Alexandre Pirata - Apiário (Quizcamp/Montemormel), Dulce Morgado (C.M. Montemor-o-Novo) Sr. José Jacinto Bexiga e Prof. Vítor Guita - Moinho do Ananil


Inscrições até dia 10 de Maio com pagamento antecipado
Para CEDA Rua das Portas de Santo Antão, 58, 1150-268 Lisboa (cheque à ordem de CEDA)
Ou
Posto de Turismo de Montemor-o-Novo
Largo Calouste Gulbenkian
7050-192 Montemor-o-Novo
Tel.: 266 898 103
e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt
Preço: 5 €

NOTA: Os participantes devem usar roupas e calçado próprio para caminhar, chapéu. Devem estar abastecidos de água e de alimentos para o pic-nic.

Algumas imagens do percurso para aguçar o apetite!










3 comentários:

oasis dossonhos disse...

Alexandre
Agradeço a tua visita,o teu companheirismo. Nesse dia tenho de estar como presidente proposto por um grupo de jovens para mesa da asembleia geral do CLUBE DESPORTIVO DA COVA DA MOURA, na Assembleia Geral daquele clube.
Além disso, eu demiti-me do CEDA há 2 anos.
Abraço
Luís Maçarico

Bichodeconta disse...

Que maravilha, pena não ter descoberto mais cedo este passeio maravilhoso pelas maravilhosas terras do Alentejo..Particularmente do Concelho de Montemor-o-Novo "Meu berço" Ai perto despertei para o mundo num lugar que gostaria de dar a conhecer a todas as pessoas... Lavre.. Antiga cidade de Lavai.. Ali estão as ,onhas raizes.... Um abraço.. Ebesuga...

Bichodeconta disse...

Cidade de Lavar...