sexta-feira, junho 18, 2010



José Saramago, a humildade eterna do expoente máximo da nossa literatura.

Hoje, todos ficámos mais pobres, a literatura Mundial perde um dos seus maiores vultos, mas o seu legado perdurará através dos tempos, esse é eterno.

Tive o privilégio de com ele privar, por várias ocasiões, na minha terra natal, Montemor-o-Novo, onde no final dos anos setenta, escreveu a sua Obra Maior - "Levantado do Chão", como dizia Carlos do Carmo, "É aqui que nasce a grande escrita do Zé", obra editada em 1982.

A sua frontalidade, rectidão, coerência, sentido de justiça e humildade suprema, foram algumas das qualidades que mais me marcaram na personagem do expoente máximo da nossa literatura.

Deixo aqui a minha singela homenagem ao escritor da Azinhaga Ribatejana, homem do povo, que nunca vergou nem perante o fascismo, amigo José Saramago, até sempre Camarada!

Foto - A penúltima vez que estive com Zé em Montemor-o-Novo, a 16 de Abril de 2004, quando do lançamento do seu Best Seller "O Ensaio sobre a lucidez"

Alexandre Júlio - Montemor-o-Novo

7 comentários:

maria sousa disse...

Gostaríamos, nós todos, de ser tão lúcidos e ter tão mau feitio!

Bichodeconta disse...

O Zé não tinha mau feito, era coerente com os seus ideais muitas vezes com prejuízo da sua própria escrita.Que mais se pode pedir a alguém?Quen dera haver mais pessoas com este feitio, com esta força, com este amor ao próximo nas palavras e nas acções..

Zélia Guardiano disse...

Meu Deus!
Imagino como dever ter sido o convívio com o gênio que partiu, [mas não morreu]... Fico tentando visualizar o privilégio...
Foste abençoado!
Enorme abraço!

Carlos Machado Acabado disse...

Era, de facto, um grande Escritor [é como Escritor que Saramago me interessa e aqui ou noutro lado qualquer me ocupa] embora a sua importância cultu[r]al não se esgote aí, na Literatura.
Foi também um notável [embora nem sempre fácil e às vezes até um tudo ou nada contraditório ou aparentemente contraditório...] estímulo a que, como sociedade, 'perdêssemos' uns minutinhos a pensar....
Para variar...
Incapazes por... "cultura" e por "educação" [por "política"] de fazê-lo, fomos também [foram-no muitos de nós] naturalmente incapazes de compreendê-lo e de abarcar toda a extensão da enorme relevância potencial do seu papel cultural, cívico e político.
Nada que não fosse previsível e [mais grave ainda!] nada que saísse, afinal, dos nossos hábitos [chamemos-lhes...] mentais...

Espaço do João disse...

Meu Caro Alexandre.
Não vou comentar o José Saramago, por várias razões que não me interessam.
Grato pela visita que me fizeste. Sou por natureza um tanto ou quanto pessimista. Não suportoinjustiças,vennham donde vierem. Este nosso Portugal está a cair de podre. Realmente já não suporto o cheiro pestilento e nauseabundo que paira pelos ares.
Quando verifico que se pede sacrifícios e se sacrificam tantas pessoas e que os poderosos estão cada vez mais poderosos, mentirosos, ladrões, para não chamar outros nomes, minha cabeça quase que estoura. Quando sei por ex. que o Senhor José da Silva Lopes, Ainda há bem pouco tempo em frente ás camaras de TV dizia que deviamos ter contenção nas despesas públicas, inclusivamente com o vencimento do funcionalismo público e com a segurança social, é nomeado aos 77 anos administrador da EDP Renováveis, fico a desejar morrer o mais breve possível. Então um energúmeno que foi ministro das finanças nos governos provisórios, governador do Banco de Portugal, Administrador do Montepio Geral não lhe chega o acumular das reformas? E qwuanto vai receber nas E.R. 400.000 euros. Isto não é de dar em doido? Eu que tanto trabalhei, comi o pão que o diabo amassou, andei por este mundo á procura de uma pequena estabilidade conseguida com sangue suor e lágrimas, trabalhando ao sol, á chuva, vento, noites e dias estou sujeito a cargas infinitas de impostos para sustentar estes vampiros? Peço-te perdão por estes desabafos, mas sei que me compreendes. Ajuda-me Alexandre. Envia-me uma palavra de conforto. Se entenderes que não tenho razão, destroi este comentário. Desejo-te bem como para os teus e as nossas abelhas um bom fim de semana e que tenhas muita saúde e sorte. Um abraço de pura amizade. João

lis disse...

Deixando um abraço , de retorno.
Estou iniciando a leitura de "Viagem a Portugal" de José Saramago.
E gostando muito.
O "Ensaio sobre a cegueira" já li e vi o filme muito bons!
Uma perda pra Portugal a morte de seu filho e pra literatura uma voz que se cala.
abraços

Bichodeconta disse...

Mesmo que no meu rosto tente esconder, no meu coração as lágrimas e o bem querer pelo José serão eternos. Alex esta impotencia de caminhar num mundo em desamor é assustadora e receio parar a meio caminho..Um beijinho, Ell