quinta-feira, abril 27, 2006





VISITA A UM APIÁRIO NO SÍTIO DO MONFURADO
UM DIA COM AS ABELHAS
Sábado, 6 de Maio 2006

CEDA - Centro de Estudos
Documentais do Alentejo

O MISTERIOSO E FASCINANTE MUNDO DAS ABELHAS
As abelhas de mel desde sempre constituíram uma atracção especial nos seres humanos, a uns pelo fascínio do seu enigmático mundo e organização de vida, a outros pelo importante papel que têm no seu contributo para a biodiversidade das espécies e à maioria pela excelência dos produtos que nos oferecem.
A apicultura constitui uma actividade económica de enorme importância directa e indirecta para qualquer região e em particular do Alentejo. A sua manutenção e dinamização constituem um factor importante para contrariar o despovoamento e desertificação do nosso Alentejo Rural profundo, humanizado e produtivo.
Esta visita constituirá para muitos o abrir da primeira janela, para o maravilhoso e fascinante Mundo das Abelhas, o seu papel na natureza, a sua complexa e delicada organização na colmeia e a diversidade de produtos que nos oferecem, sem esquecer a dureza desta actividade, onde só permanecem aqueles que de facto amam as abelhas e têm por elas uma enorme admiração.
Alexandre Pirata
Presidente da MONTEMORMEL – Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo


SÍTIO DO MONFURADO
O Sítio do Monfurado, com uma área total de 23.946 hectares, abrange os concelhos de Montemor-o-Novo e Évora, estendendo-se entre altitudes de 150 metros até aos 420 metros, numa região tipicamente mediterrânica. Trata-se de uma área dominada por importantes montados de sobro e azinho onde encontramos ainda resquícios de carvalhais de carvalho-cerquinho (Quercus faginea) e carvalho-negral (Quercus pyrenaica), naquele que é o limite Sul da sua distribuição em Portugal continental.

PROGRAMA
9.30 Horas – Ponto de Encontro – Bombas de gasolina da GALP (frente ao Restaurante Monte Alentejano) – Montemor-o-Novo
10.00 Horas – Visita guiada ao Apiário – Sítio do Monfurado
13.30 Horas – Almoço – Restaurante “A Ferrenha” - Escoural
15.30 Horas – Visita ao Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado (com visionamento de um filme)
Data limite de inscrição: 2 de Maio
Preço de inscrição com almoço incluído: € 10

Inscrições limitadas
CEDA Delegação em Lisboa: Rua das Portas de Santo Antão, 58, 1150-268 Lisboa
Telemóveis: 96 136 1286
96 970 2658 Fax: 21 340 51 49

E-mail: memorialentejana@portugalmail.pt

3 comentários:

mariabesuga disse...

O passeio fica para depois. Mas as papoilas ficam comigo. Roubo-tas!

marialascas disse...

Alguém me chamou papoila primaveril há 2 anos... por isso irei estar em Monfurado, no dia 6 para conhecer as tuas abelhas.
As fotos são divinas!

mariabesuga disse...

Ah sabes lá! O meu menino que tem quatro anos e meio quer ver como é que as abelhas fazem o mel. Eu explico: Entrou uma abelhinha pela janela e ele achou que se a pusessemos num frasco ela faria o mel lá dentro... Expliquei que não era assim, que precisavam das florinhas para extrairem o pólem para fazerem o mel. Então ele achou que podíamos pôr florinhas dentro do frasco... Comas explicações que se seguiram, ele acabou perguntando como é que se sabia que era assim e como é que se podia ver. Já tás a ver, acho que vou ter que ir a essa visita... Esta conversa acabou de acontecer, vou ter que decidir rápido se dá para ir ou não. Já agora, com esta idade achas praticável incluí-lo numa visita destas. Aconselhável é sempre desde que seja para aprenderem a amar e a preservar, por todas as razões... Mas, será praticável? Pergunto-te portanto.
Talvez devesse ter feito esta conversa para ti por mail mas como já tava aqui, também não tem mal. Mas responde-me por favor, logo que possas.
Bjinhos Alentejanos
Belmira